Gerson





  Reichert
ZERO HORA - Segundo Caderno - Porto Alegre, 09 de agosto de 2007.




Sobre Gerson Reichert
O artista plástico porto-alegrense Gerson Reichert apropria-se de superfícies já contaminadas para fazer verter desse universo gráfico sua arte. Reichert desenvolve a partir de intervenções com pinceladas espessas de tinta a óleo, acrílico, pigmentos diversos e canetas, um amplo diálogo entre palavra, imagem e gesto.

O desenho, que desde cedo foi para o artista uma atividade constante, foi ganhando materialidade na corporificação da pintura. Atividade que desde 2003 vem estimulando sua produção diária de atelier, sempre com a preocupação de manter a gestualidade característica de seus desenhos.

Imerso nesse ambiente de criações interativas, Reichert começou a trabalhar com materiais de circulação impressa como a revista alemã Humboldt, distribuída pelo Instituto Goethe. O artista buscava uma mediação entre o meio impresso e a elaboração pictórica, criando assim uma nova imagem. E comenta: “Linguagens distintas quando colocadas em relação no mesmo espaço só criam uma nova linguagem quando se reconfiguram, se entrelaçam, uma em função da outra”.

Dessa atividade  surgiu além da série Humboldt Revista, intervenções com diversos materiais, como num processo de ocupação de lugar marcado, uma espécie de site specific work.

No ano de 2009, as intervenções encontraram eco no corpo editorial da mesma, em publicação especial comemorativa dos 50 anos da revista alemã Humboldt. Recebeu em 2008 o Prêmio Cultura RBS Artista Revelação e o Prêmio Açorianos de Artes Plásticas também como Artista Revelação pela mostra Humboldt Revista no Atelier Subterrânea na capital gaúcha em 2007. Ainda em 2008 é contemplado como Destaque no Programa Bolsa Iberê Camargo, sendo um dos 10 artistas a ter sua obra divulgada no site da Fundação Iberê Camargo.

.